quinta-feira, 1 de abril de 2010

A cozinha dos sonhos

Quando o físico-químico francês Hervé This e o físico húngaro Nicholas Kurti resolveram explicar cientificamente as transformações culinárias e definir com precisão os processos físicos-químicos transcorridos no ato de cozinhar, inauguraram uma nova era: a era da Gastronomia molecular .

De lá para cá, a aplicação da ciência à culinária ganhou adeptos pelo mundo afora. A começar por Ferran Adrià, que mostrou ao mundo este novo conceito de cozinha, com suas espumas e esferas.

Com todas estas novidades, começaram a surgir novos equipamentos nas cozinhas dos restaurantes. Levando-se em conta que, com excessão do forno de micro-ondas, nada de significativo foi criado no universo da cozinha nas últimas 4 décadas, isto já foi um tremendo avanço.

Para conseguir a textura ideal, o ponto perfeito de cocção, mudar completamente a textura, preservar o sabor dos alimentos em toda a sua plenitude, Chefs e Cientistas começaram a desenvolver novos equipamentos.

Invenções como estas proporcionam sabores e texturas inesperadas ao paladar e guardam estreita ligação com segurança alimentar. Estes são alguns dos equipamentos que um dia estarão em minha cozinha:


GASTROVAC

A nova versão da velha panela de pressão. Máquina compacta criada pelos Chefs Sérgio Torres e Javier Andrés em parceria com a Universidade Politécnica de Valência. A máquina possibilita a cocção a vácuo (baixa pressão e ausência de oxigênio) em diferentes técnicas culinárias. O Gastrovac pode deixar os alimentos porosos, para que absorvam outros aromas ou sabores.

THERMOMIX

  Possui uma série de funções simultâneas, entre elas a de balança e vaporizador. A mais importante de todas é a de processar alimentos a uma temperatura controlada e precisa, obtendo-se assim cremes e purês de textura aveludada. A rotação de suas lâminas é tão alta que consegue quebrar até pequenas moléculas de amido.
 

RONER

É um termocirculador que possibilita cozimentos a baixa temperatura com controle muito preciso de calor. Nele, pode-se fazer cocção de alimentos embalados herméticamente para que não percam seus sucos.



PACOJET

Usado para emulsionar rapidamente sorvetes e sorbets (ela tritura o gelo em grãos imperceptíveis), e também para processar alimentos congelados, transformando-os em purês.



FORNO COMBINADO


Os fornos combinados permitem que, em um único equipamento, seja possível assar, fritar, grelhar, gratinar, cozinhar em banho-maria e a vapor. Além disso, pode-se aquecer alimentos sem ressecá-los, mantendo suas características originais.
Um forno combinado diminui a necessidade de outros equipamentos, como fogões, fritadeiras, fornos etc. As várias funções que ele oferece se devem ao uso de ar quente ou vapor —- ou ainda uma combinação de ambos. As variadas combinações de calor e umidade permitem que se cozinhe mais rápido, com adequação ao tipo de alimento e mantendo nutrientes, sabores e texturas, além do prazer de cozinhar sem fumaça e sem calor no ambiente.

2 comentários:

  1. Grande Chef Wilson,
    Prazer vir aqui e conhecer teu blog, aproveito para agradecer o carinho e encantamento que nos proporcionou ontem no D'Istinto, comida deliciosa, amigos queridos, enfim , uma noite perfeita. Obrigado pelo presente!
    Aproveito para desejar a você e Mariana, uma ótima Páscoa.
    Abração

    ResponderExcluir
  2. Bom dia e parabéns pelo blog! Estou a procura de equipamentos para
    minha cozinha (cooktop, coifa, etc). Recebi algumas
    indicações dos equipamentos da Elettromec.
    Você possui algum equipamento dessa marca? Poderia me passar alguma referência? Encontrei alguns produtos
    no site http://www.cookshop.com.br/

    Abraços!

    ResponderExcluir