quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Un Giro in Itália


Um pouco sobre a gastronomia italiana.



Fazer uma refeição em outro país é um exercício de imersão cultural. O que as pessoas comem e os rituais gastronômicos que elas cumprem dizem muito de um lugar e seu povo.

Então, vamos prestigiar inicialmente as regiões da Itália e trazer um pouco das características de cada região, suas estórias e receitas.

As regiões serão: Friuli, Veneto, Trentino, Lombardia, Val D`Aosta, Piemonte, Liguria, Emília-Romana, Toscana, Umbria, Marche, Lazio, Abruzzo, Campania, Puglia, Basilicata, Calabria, Sicilia e Sardegna.

Conheça uma a cada semana.


Piemonte


A “terra no sopé das montanhas” é uma região por excelência gastronômica, com seus sabores da floresta e características sofisticadas, mas enraizada numa tradição culinária saborosa e regional que utiliza ingredientes muito aromáticos e de ótima qualidade. É fascinante sobretudo no outono, quando a folhagem muda de cor e um nevoeiro espesso envolve vales e colinas. É tempo de ir à floresta procurar trufas e cogumelos saborosos, apanhar nozes e avelãs e ir à caça.

Por fazer parte da antiga Sabóia, o Piemonte sofreu influências francesas na sua cozinha, mas sua gastronomia é muito particular, devido à geografia, ao clima, aos próprios habitantes e a todos os ingredientes e delícias culinárias que são uma festa para os sentidos.

Os ingredientes típicos da região, como as trufas brancas e pretas, os queijos castelmagno e gorgonzola, as castanhas, as massas regionais, como os pequenos agnolotti Del plin (massa normalmente recheada com carne de vitelo e porco), os queijos e as carnes de caça, aliados às verduras frescas que podem ser vistas nos mercados locais, fazem a alegria de qualquer comensal. E, quando congregados aos inigualáveis vinhos produzidos na região, perpetram uma combinação infalível de

bem-estar que dissemina e contagia a todos.

Piemonte é a pátria dos vinhos mais nobres do mundo. É desta terra que se originam o Barolo, Barbaresco, Barbera, Dolcetto, Gattinara, Grignolino, Nebbiolo, Gavi e vários outros, todos muito conhecidos a apreciados no Brasil.

 
Alguns pratos típicos da região:


· RISOTO AL BAROLO
· PANISCIA DE NOVARA (sopa de legumes com arroz)
· RISOTO ALLA PIEMONTESE
· RISOTO ALLA ZUCCA
· MANZO BRASATO AL BAROLO
· VITELLO TONNATO
· BAGNET VERD
· GRISSINI
· SAVOIARDI
· ZABAIONE
· BONÉT
 
 
Uma receita de sobremesa do Piemonte:




Bonét

4 gemas
130 g açúcar
50 g biscoito amaretti
15 g cacau em pó
250 ml leite
1 cálice de rum

Bater as gemas com o açúcar até obter uma massa cremosa. Desfaça os amaretti e junte-os com o cacau em pó, o leite e o rum, acrescentando em seguida as gemas batidas. Misture bem até obter uma massa cremosa e homogénea. Caramelize uma forma para pudim e coloque o creme na forma. Assar em banho maria no forno por aproximadamente 1 hora a 180 C. Tenha cuidado para que a água não ferva. Tire a forma do forno e deixe o pudim repousar por 15 minutos. Então, desenforme e sirva quente ou frio.



2 comentários: